O uso do ar-condicionado no outono
O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos cuja procura cresceu consideravelmente nos últimos anos. Morando, estudando e trabalhando em lugares cada vez mais apertados e abafados, as pessoas não se contentam mais com os tradicionais ventiladores, que apenas reciclam o ar quente preso no recinto.
Há quem pense que o ar-condicionado é um item para usar só no verão. Isto até pode ser realidade em outros países cujo clima é frio ou temperado, mas, no Brasil, faz calor o ano inteiro, até mesmo durante o inverno e em várias regiões do país.
O tempo todo ligado
O ar geladinho que sai do aparelho é uma preferência geral das pessoas, mesmo no inverno. E isto até por parte de quem não abre mão dos cobertores para dormir. Muitas, por exemplo, já ligam o carro e o ar-condicionado no mesmo instante. Mas, um alerta: ar-condicionado de janela, de carro ou do tipo “split” também requerem manutenção constante. É preciso ficar de olho, especialmente, por conta do acúmulo de partículas indesejadas no interior deles.
Manutenção preventiva
O ar poluído das grandes cidades, o pó dos locais rurais, a chuva e até a circulação de insetos estão entre os problemas diários com os quais o ar-condicionado deve lidar. O aparelho faz a captação ao ar livre e, antes de devolvê-lo fresquinho ao ambiente, precisa filtrar o material particulado que vem junto.
Para isto, esses equipamentos são dotados de um filtro que irá reter a sujeira, entregando um ar de qualidade superior na saída. O filtro tem uma vida útil e precisa ser substituído periodicamente.
Alguns técnicos e pessoas menos zelosas apenas limpam o filtro com água ou jatos de ar quente, mas esse procedimento não é indicado, já que altera as características originais da peça.
Além da reposição dos filtros, uma limpeza geral do aparelho é recomendada, e também uma verificação de sistemas elétricos quer seja de casas térreas ou de prédios, já que esses aparelhos costumam utilizar uma corrente elétrica alta.
Usando o olfato
O recomendável pelos próprios fabricantes é que a manutenção no aparelho de ar-condicionado de janela ou “split” seja realizada, ao menos, uma vez ao ano. Já em automóveis, ela deverá ser realizada de acordo com a quilometragem rodada ou anualmente, caso o carro rode pouco. Verifique sempre o manual do seu aparelho para ter certeza do prazo.
Para quem faz um uso mais severo dos aparelhos, entretanto, a regra é seguir o bom senso. E ele é indicado facilmente pelo nariz. Aparelhos sujos ou com filtragem ineficiente começarão a apresentar um cheiro ruim na saída, reconhecido como “cheiro de mofo”. Quando isso acontecer, não hesite em contatar assistência técnica o mais breve possível.
Outono e inverno
Quando os equipamentos não são utilizados por algum tempo, eles deixam de ser corretamente lubrificados por falta de funcionamento e, por conta disso, também podem apresentar problemas.
A dica é ligar o aparelho por alguns minutos de vez em quando para mantê-lo em circulação, mesmo sem necessidade de resfriar o ambiente.
Outra dica bastante comum e que vale para todos os modelos é usar o aquecimento por alguns segundos antes de desligá-lo, já que o ar quente previne o aparecimento de fungos no ar-condicionado.